Portal do Governo Brasileiro

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Aumentar Fonte Fonte Normal Diminuir Fonte
Tênis de Mesa

Infra estrutura necessária para organização de uma seletiva de Tênis em Cadeira de Rodas para as PARALIMPÍADAS ESCOLARES.

QUADRA
Preferencialmente a quadra deve ser oficial, ou seja, as dimensões são as mesmas de uma quadra de tênis. O piso pode ser de saibro ou piso duro, para a seletiva não há diferença.

BOLAS
As bolas são as oficiais, é necessário atentar que sejam bolas com tubo pressurizado. Podem ser usadas diversas marcas como Head, Babolat, Dunlop ou Wilson.

ATLETAS
Os atletas devem ter a elegibilidade mínima segundo as regras oficiais da modalidade. Tanto na seletiva como durante as Paralimpíadas Escolares não há diferença de classes segundo a funcionalidade.
Os atletas podem ser de ambos os sexos, ou seja, jogam homens contra mulheres não há diferença de categoria quanto ao sexo.
A única diferença é que a seletiva deve respeitar as diferenças de idade. A Categoria “A” são para jovens nascidos nos anos: 2000, 2001 e 2002. A categoria “B” são para jovens nascidos nos anos: 1997, 1998 e 1999.
ARBITRAGEM
É necessário árbitros de cadeira em todos os jogos.
BOLEIROS
A utilização de boleiros durante os jogos é facultativa. É aconselhado ter pelo menos 01 boleiro por jogo visando o bom andamento dos jogos.
CADEIRA ESPORTIVA E RAQUETES
Podem ser utilizadas qualquer cadeira esportiva, não há nenhuma regra sobre dimensão das cadeiras. Tanto as cadeiras esportivas como as raquetes são de responsabilidade de cada jogador.
COMENTÁRIOS
Não existe nenhuma adaptação a ser feita com relação a quadra, bolas, arbitragem, raquetes ou cadeiras esportivas. O material e espaço utilizado para a pratica competitiva do tênis em cadeira de rodas é o mesmo utilizado para o tênis de campo.
Realmente a única adaptação a ser feita é com relação a regra do jogo, que devem obedecer as regras oficiais segundo a Federação Internacional de Tênis.


© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal