Judô

Infra estrutura necessária para organização de uma seletiva de Judô

A competição de Judô das Paralimpíadas Escolares 2014, fase nacional, será regida pelo regulamento do evento. Para acessar o documento, clique aqui.

QUADRA
Pode ser utilizada qualquer quadra ou salão que tenham medidas para ser montado área de tatames de 10x10 m.

TATAMES
O Tatame deverá ser oficial (tatame sintético) ou de EVA.
A área de competição deverá medir 8x8 com dois metros de área de proteção de todos os lados.

ATLETAS
Todos os atletas de judô deverão ter a classificação oftalmológica. Lutarão na mesma categoria os atletas classificados como B1, B2 e B3, seguindo as normas da IBSA (International Blind Sports Federation).

UNIFORMES (kimonos)
Para as competições os atletas deverão usar kimonos conforme as regras da Federação Internacional de Judô.

REGRAS BÁSICAS
A competição de judô deverá realizada seguindo as regras da Federação Internacional de Judô e as adaptações e orientações da IBSA.
Poderão participar das competições de Judô alunos dos gêneros masculino e feminino, com deficiência visual classificados nas classes B1, B2 e B3.

Parágrafo Único:          Para efeito de classificação do B1, B2 e B3, será de acordo com as normas da IBSA.

Os alunos B1, B2 e B3 competem juntos nas classes e categorias.
Os alunos deverão ser inscritos conforme quadro de categoria e peso abaixo.

Categoria A: alunos nascidos em 2000, 2001 e 2002

+de 100 kg

Pesado

+de 78 kg

Na categoria A, não serão permitidas as técnicas de estrangulamento e chave de braço.
A forma de disputa será de acordo com os sistemas de chave:

Chave Olímpica: Com 06 ou mais alunos inscritos na categoria e classe, com repescagem dos semifinalistas;
Rodízio: Com 3 a 5 alunos inscritos na categoria e classe;
Confronto: Com 2 alunos inscritos na categoria e classe, ocorrerá confronto com melhor de três disputas.
O Tempo de luta da Categoria A será de 3 minutos.
O Tempo de luta da Categoria B será de 4 minutos.

O Tempo de golden score da Categoria A será de 1 minutos.
O Tempo de golden score da Categoria B será de 2 minutos.