Bocha

Infra estrutura necessária para organização de uma seletiva de Bocha Paralímpica

A competição de Bocha das Paralimpíadas Escolares 2014, fase nacional, será regida pelo regulamento do evento. Para acessar o documento, clique aqui.

O Jogo

O jogo de bocha é um jogo competitivo que pode ser jogado individualmente, em duplas ou em equipes e todos os eventos podem ser mistos – homens e mulheres competem juntos e igualmente. A sua finalidade principal é a mesma do bocha convencional; ou seja, encostar o maior número de bolas na bola branca alvo, também denominada Jack.

Quadra

• Ginasio ou espaço fechado
  • 12,5m x 6m
  • 6 Box de 2,5 x 1m
  • Fita de 4/5cm: linhas externas linha V linha frente do box
  • Fita de 2cm: linhas internas (box)cruz
  • Piso liso podendo ser emborrachado, madeira, cimento dentro de um espaço coberto
  • Dependendo do numero de atletas utilizamos de 5 a 8 quadras

Material Utilizado nos jogos
Compasso Pequeno

Compasso Grande

Trena

Raquete

Placar eletrônico

Bolas
São utilizadas 13 bolas: 6 azuis, 6 vermelhas e 1 branca, confeccionadas com fibra sintética expandida e superfície externa de couro. Seu tamanho é menor que o de bocha convencional e o peso é de, aproximadamente, 280 gramas. O árbitro utiliza para sinalizar ao jogador, no início de um lançamento ou jogada, um indicador de cor vermelho/azul, similar a uma raquete de tênis de mesa. Para medir a distância das bolas coloridas da bola alvo, é utilizada uma trena ou com compasso.

Classificação
É dividida em 4 classes, de acordo com o grau da deficiência:

Classe BC 1 – Destinada apenas para atletas com paralisia cerebral, que podem jogar com as mãos ou com os pés. Podem ter um auxiliar para entregar a bola.

Classes BC2 e BC4 – Para os atletas BC2 e BC4, não é permitido nenhum tipo de ajuda externa. O que ocorre com freqüência é a adaptação de um suporte ou cesto para as bolas, fixos ou não na cadeira de rodas, de modo que facilite ao atleta no momento de pegar as bolas para arremessar. Isso é muito utilizado em atletas da classe BC4 com lesão medular e com grande comprometimento nos membros superiores.
A principal diferença entre atletas das classes BC2 e BC4, é que na classe BC2 o atleta apresenta quadro de paralisia cerebral e na classe BC4 o atleta apresenta qualquer outro quadro de origem não cerebral (distrofia muscular progressiva; esclerose múltipla; Ataxia de Friedrich; lesão medular com tetraplegia), mas com o grau de comprometimento similar ao da classe BC2.
BC2

Classe BC3 – É o atleta de bocha que apresenta maior grau de comprometimento motor. São elegíveis para esta categoria atletas com paralisia cerebral e de condições similares, com origem não cerebral. O jogador é assistido por uma pessoa que tem como função direcionar a calha (dispositivo auxiliar), pela qual a bola será lançada, seguindo rigorosamente as indicações do jogador (de acordo com a direção que o atleta indicar).

Uniforme
Em jogos individuais a exigência da regra é que o atleta utilize uma camisa da sua equipe(estado, cidade, etc).
Em jogos de pares e equipes a exigência é que os jogadores estejam com o mesmo uniforme.
Regras básicas

• Antes de começar a partida, o árbitro tira na moeda (cara ou coroa) o direito de escolher se quer competir com as bolas de couro vermelhas ou azuis. O lado que escolhe as vermelhas inicia a disputa, jogando primeiro o jack e uma bola vermelha. Depois, é a vez da bola azul entrar em ação. A partir de então, os adversários se revezam a cada lance para ver quem consegue posicionar as bolas o mais perto possível do jack. As partidas ocorrem em quadras cobertas, planas e com demarcações no piso. A área do jogo mede 6m de largura por 12,5m de comprimento.
  • Para ganhar um ponto, o atleta tem de jogar a bola o mais próximo do jack. Caso este mesmo jogador tenha colocado outras esferas mais próximas do alvo, cada uma delas também vale um ponto. Se duas bolas de cores diferentes ficam à mesma distância da esfera branca, os dois lados recebem um ponto. Vence quem acumula a maior pontuação.
  • As partidas são divididas em ends, que só terminam após todas as bolas serem lançadas. Um limite de tempo é estabelecido por end, de acordo com o tipo de disputa. A contagem começa quando o árbitro indica quem fará o lance até quando a bola para. Nas competições individuais, são quatro ends e os atletas jogam seis esferas em cada um deles. Nos pares, os confrontos têm quatro partes e cada atleta tem direito a três bolas por end. Quando a disputa é por equipes, seis ends compõem as partidas. Neste caso, todos os jogadores têm direito a duas bolas por parte do jogo.
  • No Brasil, a bocha é administrada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE). www.ande.org.br e no Mundo pela (Bisfed) – bisfed.com