Portal do Governo Brasileiro

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Aumentar Fonte Fonte Normal Diminuir Fonte
Atletismo (texto fornecido pela CBAT)

Na pista de 400 metros
Caso seja possível utilizar pista de atletismo de 400 m, a realização do evento será facilitada em função de que a maioria das marcações e distâncias já estarem efetivadas. Se isto não ocorrer, utilizar as orientações constantes no Anexo 1 para marcação da pista de 400 m.

Na ausência de pista de 400 metros
Para realizar as três provas (corrida de velocidade, salto em distância e corrida de resistência) é necessário:

  • Local plano, o qual pode ser: ovalado, retangular, quadrado, redondo, triangular ou longitudinal (verificar Anexos);
  • A superfície do local pode ser: terra, chão batido, argila, grama, asfalto e cimento (exceto para o salto em distância).

 

Preparação

Provas de Velocidade (Anexo II e Anexo III)

As medidas do local para realizar as provas de velocidade devem ser no mínimo, as de uma reta com 120m de comprimento por 3m de largura (podendo ser de até 10 m de largura, no máximo).

Passos para marcação do local das provas de velocidade:

  1. 1- Definir o local da partida comum para as duas provas (75 m e 100m) e marcar com cal uma linha reta transversal;
  2. 2- Marcar com cal uma linha reta transversal do local de chegada dos 75 m e dos 100 m;
  3. 3- Marcar com cal as “raias” (linhas retas longitudinais por onde cada aluno realizará a prova). Cada raia deve ter entre 1 m e 1, 20 m de largura. Podem ser marcadas entre 03 e 08 raias. 

 

Provas de Salto em distância (Anexo II e Anexo IV)

Informações para realizar a prova de salto em distância:

  • 1- Delimitar com cones, fitas zebradas ou outros materiais o local onde os atletas realizarão o salto em distância;
  • 2- Marcar com cal o corredor de saltos: duas linhas retas longitudinais de 30 m de comprimento por 1 m de largura, como mínimo;
  • 3- Marcação com cal de 1m x 1m para o atleta fazer a impulsão;
  • 4- Definir o local para queda: mínimo de 5 m de comprimento por 3 m de largura. A superfície é, preferivelmente, de areia ou serragem. Na ausência destas superfícies, a queda após o salto pode ser sobre colchonetes, devidamente colocados, de forma tal que cubram todo o retângulo. Na ausência deste item, e como último recurso, pode ser na grama, sempre garantindo todas as medidas de segurança para evitar lesionar o aluno.

 

Provas de Resistência (Anexos II, Anexo V, Anexo VI e Anexo VII)

Informações para realizar a prova de resistência:

  • 1- O local para realizar a prova de resistência deve ter, no mínimo, 200m de comprimento;
    • 2- O formato da pista pode ser ovalado, retangular, redondo, quadrado ou triangular;
    • 3- Delimitar com cones, fitas zebradas ou outros materiais o local por onde os atletas realizarão a corrida de resistência;
    • 4- Marcar com cal uma linha reta transversal no local da chegada comum para as provas de 1000 m e 3000m;
    • 5- Realizar a medição desde a linha de chegada até o local de largada dos 1000m e 3000m;
    • 6- Marcar com cal uma linha reta transversal do local da partida dos 1000 m e 3000m.

 

Arremesso de Peso (Anexo VIII)

Informações para realizar a prova de Arremesso de Peso:

  • 1 – Na pista de 400 metros ir para o círculo de arremesso peso (anexo VIII)
  • Caso seja possível utilizar o círculo da pista de atletismo de 400 m, a realização do evento será facilitada em função de que a as marcações do setor, ângulo de queda e saída do atleta já estarem efetivadas.
  • 2 - Na ausência do setor de arremesso na pista de 400 metros
  • Para realizar a prova de arremesso do peso, marcar um local plano, o qual deve ser circular (anexo VIII)
  • A superfície do local pode ser: terra, chão batido, argila, grama, asfalto e cimento

 

Condição para participação dos alunos

Na Faixa etária de 12 a 14 anos, estudantes nascidos em 2000, 2001 ou 2002. Na Faixa etária de 15 a 17 anos, os nascidos em 1997, 1998 ou 1999.

 

Quadro 01: relação entre faixa etária e provas


Idades


Gênero

Provas

Velocidade

Resistência

Arremesso de peso

Salto em distância

12 a 14 anos

M

75 m

1.000 m

4K


Distância

15 a 17 anos

M

100 m

3.000 m

5K

12 a 14 anos

F

75 m

1.000 m

3K

15 a 17 anos

F

100 m

3.000 m

3K

 

As provas devem ser realizadas na seguinte ordem:

  • 1- Prova de velocidade
  • 2- Prova de salto em distância
  • 3- Arremesso de peso
  • 4- Prova de resistência

 

Recomenda-se intervalo mínimo de 30 minutos entre o arremesso de peso e a prova de resistência.
Os resultados obtidos, em cada prova, deverão ser anotados e armazenados para acompanhamento da evolução dos alunos nos próximos anos.

 

Realização

Provas de Velocidade (Anexos II e Anexo III)

Partida
O árbitro (professor) da partida usará os seguintes comandos:

  • 1- O professor organiza as séries, as quais vão depender do número de alunos e raias disponíveis. Cada série pode ter de 3 a 8 participantes,
  • 2- O árbitro (professor) da partida chama a primeira série de linha de partida. Não será permitida a utilização de blocos de saída.
  • 3- O árbitro (professor) da partida fala em voz alta e clara “Aos seus lugares” para os alunos, os quais se colocam em posição de corrida, em pé (alternando braços e pernas), sendo a perna da frente posicionada logo atrás da linha de partida (em hipótese alguma pode pisar ou ultrapassar a linha de partida antes de escutar o sinal sonoro da largada);
  • 4- Quando todos os alunos estiverem prontos, o árbitro (professor) da partida aciona o sinal sonoro (pode ser apito, bate-bate, corneta, etc.);
  • 5- Em caso de saída falsa (quando um aluno sai antes que o árbitro acione o sinal sonoro), os competidores são chamados de volta ao local de partida e é repetido o procedimento descrito anteriormente;
  • 6- É realizada tomada de tempo e colocação de cada um dos competidores na série para, posteriormente, definir a classificação final da prova que é ordenada pelo tempo obtido pelo aluno;
  • 7- Embora não seja necessário para a classificação final da prova (já que se conta com os resultados de cada série), recomenda-se realizar uma série final com os melhores tempos de todas as séries. Esta série final pode ter de 3 a 8 participantes (dependendo da quantidade de raias disponíveis);
  • 8- Usar cronômetro para marcar o tempo de cada competidor;
  • 9- Fazer séries em pequenos grupos, com até 8 estudantes.

Observação: se o professor não dispõe de cronômetros, relógios com cronômetros ou celulares com cronômetros para a tomada dos tempos, recomenda-se realizar a classificação nas séries pela colocação e, posteriormente, realizar a série final com os melhores colocados em cada uma das séries.

 

Provas de Salto em Distância (Anexos II e Anexo IV)

Impulsão
A tábua de impulsão é “substituída” por uma marcação com a dimensão de 1m de largura por 1 m de comprimento. Por se tratar de jovens inexperientes, marca-se o salto do local onde o atleta pisou por último, chamado de “salto real”.

Medição
É realizada com uma fita métrica, colocando-se a ponta da fita no local da queda e esticando-a até o local do último contato do aluno com o solo antes do salto. O salto é medido partindo-se da marca mais próxima, feita na queda por qualquer parte do corpo do competidor, até a linha de impulsão e em ângulo reto com esta linha. As distâncias alcançadas são medidas e arredondadas para o centímetro inteiro inferior mais próximo.

Tentativas
Para cada competidor permite-se saltar três vezes. É considerado, para fins de classificação final, o melhor resultado de cada aluno.

 

Provas de Resistência (Anexos II, Anexo V, Anexo VI e Anexo VII)

O árbitro (professor) da partida dá os seguintes comandos:

  • 1- Organizar as séries que, dependendo do número de alunos e cronômetros disponíveis, poderão ter cada uma até 24 participantes;
  • 2- Chamar a primeira série para alinhar para partida;
  • 3- Falar em voz alta e clara:
  • a- “Aos seus lugares” para os alunos que se colocam em posição de corrida, em pé (alternando braços e pernas), sendo a perna da frente posicionada logo atrás da linha de partida (em hipótese alguma o aluno pode pisar ou ultrapassar a linha de partida antes de escutar o sinal sonoro da largada);
  • b- Depois de todos os alunos bem posicionados, é acionado o sinal sonoro (apito, bate-bate, corneta, etc.).
  • 4- Em caso de saída falsa (quando um aluno sai antes que o árbitro acione o sinal sonoro), os competidores são chamados de volta ao local de partida e é repetido o procedimento descrito anteriormente.
  • 5- É realizada a tomada de tempo e colocação de cada um dos competidores na série para, posteriormente, definir a classificação final da prova que será ordenada pelo tempo obtido pelo aluno.

Observação: se o professor não dispõe de cronômetros, relógios com cronômetros ou celulares com cronômetros para a medição do tempo, recomenda-se:

  • 1- Realizar uma série única com todos os competidores, a fim de realizar a classificação final pela colocação;
  • 2- Caso existam muitos competidores, recomenda-se realizar a prova em dois dias:
  • a-  1º dia - séries classificatórias por colocação;
  • b-  2º dia - série final com os melhores classificados nas séries do dia anterior;

 

Arremesso de Peso (Anexo VIII)

Manual e Instrução

1. Materiais Necessários: peso

Feminino: 3 kg para alunas de 12 a 17 anos;

Masculino: 4 kg para alunos de 12 a 14 anos;
5 kg para alunos de 15 a 17 anos;

2. Trena: 20 metros.

3. Preparação e Execução do Arremesso: sugerimos uma das técnicas abaixo.

3.1 Arremesso Parado:

Apoiar o peso na parte calosa da mão, próximo ao pescoço, com cotovelo afastado do corpo. Posicionar-se, imediatamente, atrás da linha delimitada no setor de arremesso, com as pernas afastadas, perpendicular aos ombros. Flexionar a perna de trás e girar o tronco para as costas. Ao retornar realize o mesmo movimento de forma inversa.

3.2 Arremesso com Deslocamento:

Apoiar o peso na parte calosa da mão, próximo ao pescoço, com o cotovelo afastado do corpo. Posicionar-se, a dois passos, atrás da linha delimitada no setor de arremesso, de maneira lateral e com as pernas afastadas, perpendicular aos ombros. Flexionar a perna de trás imitando um movimento de galope lateral ao apoiar os dois pés no chão.

4. Considerações Gerais:

O arremesso só pode ser feito com uma das mãos e no momento em que o atleta assumir a posição no círculo para começa-lo, o peso deverá tocar ou estar bem próximo ao pescoço ou queixo e a mão não deverá ser abaixada dessa posição durante a ação. A posição inicial não deve ser feita atrás da linha dos ombros.

Para validade do arremesso o atleta acompanha o implemento até tocar o chão e depois sai pela parte de trás do setor para realização da medição.

4.1 Tentativas: Cada aluno tem direito a realizar até três tentativas.

5. Medição:

  • As distâncias devem ser registradas até 0,01m abaixo da alcançada caso esta medida não seja um centímetro inteiro;
  • A medida de cada arremesso será feita imediatamente após cada tentativa: a partir do primeiro ponto de contato feito pela queda do peso;
  • A trena deve ser esticada completamente, colocando o cero a partir do primeiro ponto de contato feito pela queda do peso;
  • Ao arbitro próximo o setor de queda, sugerimos usar um marcador pontiagudo,  para colocar no primeiro ponto de contato feito pelo peso e a partir deste, realizar a medição;
  • O arbitro que fica no setor de arremesso quantifica o resultado da tentativa, que será comunicado ao arbitro que registra o resultado na sumula da prova;
  • A comunicação deve ser realizada em voz alta, para que todos os envolvidos no evento saibam imediatamente o resultado;
  • O arbitro do setor de queda e o arbitro do setor de arremesso, são os encarregados de validar ou não a tentativa de arremesso. 

 

Anexos:

Apoio técnico CBAT. | Responsáveis Lázaro P. Velasquez e Carlos Alberto Felix.


© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal